Zalts Blog

Embora este tipo de definição não conste no dicionário, a palavra mongo no linguajar popular é atribuída pejorativamente a quem possui raciocínio lento e dificuldade de percepção e adaptação. Mas nenhuma dessas atribuições cabem ao sistema de banco de dados MongoDB, pelo contrário: o nome do sistema tem origem na palavra inglesa humongous, que significa gigantesco.

O MongoDB é um sistema de banco de dados caracterizado como não relacional de código aberto, alto desempenho e facilmente escalável,  também denominado NoSQL. Na definição da Amazon, “bancos de dados NoSQL usam diversos modelos de dados, incluindo documentos, gráficos e chave-valor  e colunares. Bancos de dados NoSQL são amplamente reconhecidos pela facilidade de desenvolvimento, desempenho escalável, alta disponibilidade e resiliência”.

É justamente essa flexibilidade que faz do MongoDB um dos sistemas de banco de dados mais utilizados no mercado, especialmente no caso de armazenamento de grandes quantidades de dados, como em servidores Big Data e aplicações web. Nele, os schemas, que são coleções de objetos dentro do um banco de dados, podem ser organizados para acesso por usuários ou por grupos, permissionamento importante para administração e segurança desses objetos e dos dados como um todo. Seus métodos avançados de agrupamento e filtragem dos dados torna-o ideal para aplicação em projetos nos quais o formato dos dados mudem ou necessitem evoluir em grandes volumes e de forma progressiva e ágil, em escalonamento horizontal, semiestruturados ou não estruturados ━ muito diferente da abordagem bidimensional de linhas e colunas das tabelas dos banco de dados relacionais, cujo modelo não alcança performance adequada nas novas necessidades e demandas de armazenamento e busca de dados.

Empresas como CISCO, EBay, Expedia, Facebook, FourSquare e LinkedIn são alguns dos clientes MongoDB (conheça outros e veja o que eles dizem sobre o banco de dados clicando aqui).

Em resumo, as principais características que tem levado ao crescimento do MongoDB entre empresas são:

CRS-52521 Banco de dados orientado para documentos

CRS-52521 Aplicação de código aberto

CRS-52521 Alta performance

CRS-52521 Flexibilidade de escalonamento horizontal

CRS-52521 Schema que facilita a evolução dos objetos de dados;

CRS-52521 Preparado para trabalhar em nuvem

Embora todos esse atributos representem a simplificação do banco de dados, a aplicação MongoDB exige conhecimento para a  programação adequada; do contrário, pode levar o usuário a alcançar performance igual ou até pior que de um banco de dados SQL. É por isso que a Zalts é especialista em administração de MongoDB, certificada pela MongoDB University.

Para saber mais sobre o MongoDB e as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio, solicite uma visita dos nossos consultores. Envie um e-mail para contato@zalts.com.br ou acesse o nosso site: zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top