Zalts Blog

A utilização do Linux como sistema operacional já chega à marca de 2% do total de computadores desktop, segundo pesquisa divulgada no início do mês pelo site Net Market Share.

Para que se tenha uma ideia da importância e efetividade do sistema Linux no universo da tecnologia, atualmente, 497 na lista dos 500 servidores mais rápidos do mundo operam com sistema (saiba mais sobre o levantamento aqui). No ambiente mobile, a plataforma Android, presente em mais de um bilhão de dispositivos, também roda sobre do Linux, o que faz do sistema operacional o mais utilizado em todo o planeta.

É por isso que o aumento da sua utilização entre usuários domésticos está sendo comemorado pelos maiores especialistas de TI. As razões são várias, especialmente quando comparadas ao Windows. A primeira delas é a possibilidade de instalação e atualização ilimitada de computadores a custo zero, eliminando os investimentos em tempo e recursos com renovação de licenças, obrigatórias no produto Microsoft.

A customização é outro diferencial, possível pela utilização de código-fonte aberto. Na prática, isso significa que é possível agrupar aos componentes essenciais do Linux aos muitos softwares de código livre desenvolvidos na plataforma, criando inúmeras possibilidades de configuração do sistema operacional, adaptáveis e completas para operar atendendo a qualquer tipo de empresa.

Embora nenhum sistema operacional possa ser considerado 100% seguro, o Linux é o que permite a melhor gestão de segurança, já que roda em diversas distribuições, como Ubuntu, Debian, Linux Mint entre outros, cada um com suas próprias configurações, tornando-se muito mais difícil infecções por vírus no sistema. Outra barreira são os níveis de acesso dos usuários restritos a arquivos locais e pastas e a possibilidade de encerramento de processos rodando em Linux de forma isolada. Além disso, não há privilégio integral de acesso ao sistema, como acontece com o administrador do Windows, o que protege, no caso de uma invasão no Linux, que a parte mais importante do sistema seja afetada, ao mesmo tempo que torna a detecção e correção do dano muito mais rápida de ser feita.

As distribuições para desktop possuem ambiente gráfico e uma grande variedade de aplicações, incluindo o LibreOffice que é uma suíte de escritório contendo editor de texto, planilhas e apresentações, todos compatíveis com o Microsoft Office; e há, inclusive a possibilidade de se executar diversos aplicativos que rodam nativamente em Windows.

O processo de migração e implantação do Linux é uma das principais demandas para os clientes que procuram os Serviços da ZALTS, que faz desse sistema operacional uma estratégia de redução de custos com licenças e a atualização do ambiente operacional dos computadores de seus clientes, sem demandar investimento em hardwares mais potentes . Isso porque a empresa possui amplo conhecimento sobre o sistema operacional e utiliza toda essa expertise para a customização adequada às necessidades dos diferentes tipos de negócio.  Além de treinamentos convencionais, a ZALTS oferece acesso a conteúdos exclusivos que podem ser vistos em qualquer hora e a partir de qualquer lugar, facilitando a transição para esta plataforma.

Para mais informações sobre as vantagens da utilização do Linux para a sua empresa, entre em contato e agende uma visita dos nossos especialistas. Envie um e-mail para contato@zalts.com.br, ou acesse o nosso site zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top