Zalts Blog

Há quem pregue que a utilização de redes sociais no ambiente de trabalho prejudique o desempenho dos profissionais, mas isso não é o que pensa o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que lançou recentemente o Workplace, uma rede social exclusiva para ambiente corporativo, construída nos mesmos padrões do Facebook.

A plataforma, desenvolvida 100% em ambiente de nuvem, tem como propósito atender a uma demanda real das empresas, que têm dificuldades em se comunicar com os seus funcionários e fazer com que eles se comuniquem melhor uns com os outros. Estudos recentes mostraram que apenas 15% dos líderes dizem estar contentes com as formas de interação entre seus profissionais.

Layout do Workplace, que segue o mesmo padrão visual do Facebook
Layout do Workplace, que segue o mesmo padrão visual do Facebook

Segundo Zuckerberg, há alguns anos, um grupo de engenheiros construiu uma versão da rede social para uso interno, objetivando tornar o diálogo e as interações mais abertas e ajudar as equipes a trabalharem em conjunto, como uma ferramenta de gestão. Deu tão certo que ele decidiu lançá-la para o mercado. “Eu acredito que a rede social corporativa vai ajudar mais empresas a criarem uma cultura mais aberta, que encoraja as pessoas a se conectarem e a compartilharem”, disse o CEO.

Concorrentes já conhecidos

A rede social corporativa ofertada no modelo de software como serviço (SaaS)  não é uma exclusividade do Facebook. A necessidade já havia sido percebida por seus concorrentes, que se adiantaram e lançaram para o mercado suas plataformas de interação profissional em ambiente de nuvem. Os mais famosos são o Slack e o Yammer ━ sendo o segundo disponibilizado por outra gigante da informática, a Microsoft.

https://c.s-microsoft.com/pt-br/CMSImages/Image_FeatureDevice_930x633.png?version=48b1c929-c88a-261e-31d3-e115fa3bb581
Diferencial do Yammer, da Microsoft, é a compatilidade com as ferramentas do Microsoft Office

Os recursos costumam ser os mesmos para todas as plataformas: compartilhamento de arquivos e de conteúdos que os profissionais considerem relevantes para os colegas de trabalho, criação e colaboração em grupos de trabalho, pesquisa dos conteúdos internos da empresa, chat etc. No caso da Microsoft, o diferencial do app é a total compatibilidade para a utilização das ferramentas do Microsoft Office.

Sua empresa na rede social corporativa

Como empresa especializada na implantação de soluções de computação em nuvem, a Zalts vem ajudando os seus clientes a entrar definitivamente nessa Era computacional que, mais do que uma tendência, já se tornou a realidade e o futuro da tecnologia no ambiente corporativo.

Para saber mais sobre as soluções personalizadas da Zalts, entre em contato e agende uma visita dos nossos especialistas. Envie um e-mail para contato@zalts.com.br, ou acesse o nosso site: zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top