Zalts Blog

Imagine uma tecnologia capaz de separar o sistema operacional e suas aplicações do dispositivo físico que, até então, seria indispensável para acessar os mesmos. O que à primeira vista pode parecer surreal, já é uma realidade para usuários que virtualizaram seus desktops com o Amazon Workspaces.

Ele se diferencia das demais soluções de VDI (do inglês, Virtual Desktop Infrastructure)  existentes no mercado, primeiramente, pela disponibilidade e segurança do gerenciamento total na nuvem AWS, e pela oferta na forma de um pacote de recursos computacionais, espaço de armazenamento e aplicações de software que podem ser facilmente provisionados para qualquer quantidade de usuários com apenas alguns cliques no Console de Gerenciamento da AWS. O gerenciador de aplicações Amazon WorkSpaces Application Manager, ou Amazon WAM, é um dispositivo que simplifica o gerenciamento de licenças, acelerando os processos de implantação, atualização, correção e desativação de software. Ele também possibilita que aplicações de desktop do Microsoft Windows sejam empacotadas e implantadas para usuários em contêineres de aplicações virtualizados, executáveis no próprio Amazon Workspaces como se estivessem instaladas fisicamente.  

O serviço foi totalmente desenvolvido para permitir o acesso a documentos, aplicações e recursos necessários em dispositivos compatíveis, inclusive computadores Windows e Mac, Chromebooks, iPads, tablets Fire e Android, além dos navegadores Chrome e Firefox. O Amazon WorkSpaces já oferece pacotes que contam com a Experiência Desktop do Windows 7 ou do Windows 10, desenvolvida pelo Windows Server 2008 R2 e o Windows Server 2016, respectivamente.

Cada WorkSpace é executado em uma instância separada para o usuário atribuído a ele. Os aplicativos, documentos e configurações são persistentes e podem ser configurados pelo próprio usuário ou controlados por um administrador, utilizando as ferramentas de controle de acesso conforme as políticas de grupo estabelecidas pela empresa. Também é possível integrar o Workspace com o ambiente do Active Directory corporativo para que os usuários possam usar as credenciais existentes para obter acesso direto aos recursos da empresa.

Não bastasse os quesitos de disponibilidade, provisionamento e segurança, o principal benefício do Amazon Workspaces é a redução de custos com manutenção e gerenciamento, na comparação com o modelo ainda considerado o mais tradicional, de áreas de trabalho em computadores físicos. Com o Amazon Workspaces, as atualizações de softwares, por exemplo, além possíveis correções no sistema, são feitas e disponibilizadas automaticamente, garantindo a padronização de recursos e tecnologia para todos os usuários, dispensando a necessidade de dedicar profissionais, tempo de trabalho e outros investimentos exclusivamente para esse fim.

Como parceira oficial da Amazon Web Services, a Zalts é certificada pela empresa para a implantação do Amazon Workspaces e demais soluções de computação em nuvem capazes de melhorar a eficiência e os resultados de qualquer tipo de negócio. A expertise Zalts é essencial para a migração segura e garantia da disponibilidade de recursos, dados e aplicações durante todo o processo, além de suporte técnico, possibilidade de oferta de treinamentos etc.

Para saber mais sobre os serviços AWS aplicáveis ao seu negócio, entre em contato e solicite gratuitamente a visita de um consultor Zalts. Acesse www.zalts.com.br ou envie um e-mail diretamente para contato@zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top