Zalts Blog

Evento de computação em nuvem mais esperado do ano, a conferência AWS re:Invent trouxe em sua última edição, no final de 2016, em Las Vegas, atualizações e também novidades em tecnologias voltadas para análise, serviços de aplicação, inteligência artificial, banco de dados, contêineres, migração, desenvolvimento e gerenciamento etc. ⏤ somando mais de 50 produtos entre novos serviços e recursos para as ferramentas existentes.

Entre os que mais chamaram a atenção do mercado pela funcionalidade e atendimento aos anseios do segmento de cloud computing está o AWS Athena, serviço de análise de grandes quantidades de dados armazenados no Amazon Simple Storage Service (S3) usando SQL padrão, altamente escalável e que dispensa a criação e gerenciamento de cluster. O pagamento é feito pelas consultas executadas, o que, segundo a Amazon, pode gerar uma economia nos custos com queries entre 30% e 90%.

Ainda nas aplicações de análise, o Amazon QuickSight foi apresentado como um dos recursos de business intelligence operados em nuvem mais rápidos e fáceis de usar, por 1/10 do custo das soluções tradicionais. Podendo ser conectada a qualquer um dos serviços de dados AWS, a ferramenta sugere e simplifica a construção de visualizações, a realização de análises ad-hoc e a obtenção rápida de informações de negócios a partir de seus dados. O QuickSight ainda possibilita o escalonamento de centenas de milhares de usuários e dados, a colaboração e o compartilhamento de insights ⏤ podendo ser utilizado também em dispositivos móveis.

No campo da inteligência artificial, os destaques ficaram por conta do Amazon Lex e do Amazon Polly.

O primeiro é um serviço para a criação de interfaces conversacionais utilizando voz e texto, a partir de algoritmos de aprendizado avançados para o reconhecimento de fala e entendimento de linguagem, permitindo criar facilmente aplicações que utilizam linguagem natural chatbots. Por se tratar de um modelo de linguagem criado automaticamente, não é preciso ser especialista em machine learning para utilizá-lo, da mesma forma que não é necessário administrar a escalabilidade de recursos ou a manutenção de código.

Já o Polly permite criar aplicações de fala com recurso deep learning (aprendizagem profunda), o que possibilita o desenvolvimento de novas categorias de produtos com recursos de fala. Ele converte textos para discursos realistas com rápida capacidade de resposta, podendo ser utilizado em diversas ferramentas e aplicações como leitores de notícias e plataformas de e-learning. O Polly possui 47 vozes realistas e 24 idiomas.

Desktop e segurança

O AWS Workspaces ⏤ serviço de implantação e gerenciamento de desktops na nuvem ⏤ trouxe novos recursos como a disponibilização de pacotes de elementos gráficos com GPU de alta tecnologia, compatível com aplicações de engenharia, design e arquitetura. Para

acesso, a facilidade vem no dispositivo Web Access, que permite a conexão segura com o Workspace através dos navegadores Chrome e Firefox. E para os fãs do Windows, a possibilidade agora é de experiência de desktop do Windows 10, alimentado pelo Windows Server 2016, e do Microsoft Office 2016 no pacote Windows 10, sem custo adicional para o usuário.

E como não poderia deixar de ser, o AWS re:Invent trouxe inovações de segurança com o lançamento do Amazon Shield. Trata-se de um gerenciador que protege aplicativos web contra ataques de DDoS (negação de serviço). Há duas versões disponíveis: a AWS Shield Standard, disponível para todos os clientes sem custo adicional e com índice de proteção de 96% para os tipos de ataque mais comuns; e a AWS Shield Advanced, com capacidade adicional de atenuação de DDoS para ataques volumétricos, detecção inteligente de ataques e mitigação de ataques nas camadas de aplicação e rede, além de equipe de suporte 24/7.

O universo AWS a sua disposição

Esses e todos os demais recursos de cloud computing da Amazon Web Services podem fazer parte do cotidiano, melhorar a eficiência e os resultados do seu negócio. A Zalts é parceira oficial certificada pela Amazon, o que atesta o seu expertise em implantar e dar suporte a toda a gama de aplicações disponíveis.

Para saber mais sobre como a Zalts pode colocar a sua empresa dentro do universo AWS, solicite uma visita enviando um e-mail para contato@zalts.com.br ou através do site zalts.com.br.

 

Leave a reply
Back to top