Zalts Blog

Um dos principais problemas das empresas na definição e assertividade das suas estratégias de crescimento está na dificuldade de acesso e entendimento das informações do seu negócio. É por isso que, desde 2015, quando foi lançado, o serviço Amazon QuickSight conquista cada vez mais espaço no segmento de inteligência de mercado, por ser uma ferramenta capaz de viabilizar a obtenção rápida de informações, organizar e cruzar dados e apresentá-los formatados em relatórios de fácil visualização e compreensão ⏤ tudo isso em plataforma colaborativa.


O que diferencia o QuickSight das demais ferramentas de análise de dados do mercado é a forma como ele foi concebido, totalmente baseado na nuvem e utilizando um robusto e ultrarrápido mecanismo de memória, o SPICE. Ele é capaz de realizar consultas interativas em grandes conjuntos de dados a partir de uma combinação de armazenamento colunar que permite análises de arquivos CSV ou Excel, a injeção de dados de outras fontes da AWS como Amazon Redshift, Amazon RDS, Amazon Aurora, Amazon Athena e Amazon S3, além da conexão com bancos de dados como o SQL Server, MySQL e PostgreSQL, assim como com aplicativos SaaS como o Salesforce. O SPICE também replica automaticamente os dados para alta disponibilidade e permite que o QuickSight seja dimensionado para centenas de milhares de usuários, que podem executar simultaneamente análises interativas rápidas, sem que, no entanto, seja necessário se preocupar com o provisionamento e gerenciamento de infraestrutura para suportar as atividades.

Utilizando a tecnologia AutoGraph ⏤ uma coleção de algoritmos que aprendem ao longo do tempo as melhores visualizações que correspondem aos padrões analíticos selecionados, à medida que os dados são explorados, o QuickSight  já fornece os tipos de gráficos mais apropriados. Na comparação com soluções tradicionais de business intelligence, esse mesmo resultado poderia demandar meses de trabalho na construção de modelos complexos de relatórios limitados a consultas pré-selecionadas e de difícil compreensão, sem possibilidade de escalonamento e de interação entre os usuários.

A disponibilidade do serviço na nuvem AWS também colabora para viabilizar a implantação do Amazon QuickSight, já que ele pode custar até 1/10 do investimento necessário às soluções usuais de business intelligence, uma vez que não há necessidade de investimentos iniciais e tampouco de manutenção de hardware e licenças de software. O pagamento do serviço é feito pelo número de usuários.

Construímos essa ponte!

É por todas essas razões que o Amazon QuickSight vem ganhando popularidade como o serviço capaz de transformar qualquer profissional ou empresa em um especialista em análises de negócio, com economia e ganho de eficiência reais.

E como parceira oficial da Amazon, a Zalts possui toda a expertise para fazer essa ponte, implantando e integrando os sistemas, e assessorando sua empresa para extrair o máximo desempenho da ferramenta. Saiba mais sobre todas as possibilidades do Amazon QuickSight entrando em contato com o time Zalts. Acesse www.zalts.com.br ou envie um e-mail diretamente para contato@zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top