Zalts Blog

Como parceira oficial da Amazon Web Services, a Zalts oferece aos seus clientes o máximo em eficiência e economia quando o assunto é o atendimento a uma das principais necessidades do universo corporativo: a análise de dados.

Se antes realizar uma análise significava dispor de infraestrutura e capacidade de gerenciamento de clusters para alcançar melhores resultados no menor tempo, com o serviço Amazon Athena as consultas passam a ser realizadas diretamente no Amazon S3 usando SQL padrão. Como o serviço não utiliza servidor, tudo o que o usuário precisa é se conectar, definir o schema e começar a rodar os queries imediatamente, obtendo resultados em segundos.

O Athena utiliza o motor de consulta SQL distribuído de código aberto Presto, otimizado para baixa latência e análise ad-hoc de dados e cujo suporte completo a SQL padrão permite trabalhar com diversos formatos de dados como CSV, TSV, JSON ou arquivos texto.

Com o Amazon Athena a execução de queries interativas diretamente sobre dados armazenados no Amazon S3, sem a preocupação de formatação ou gerenciamento de infraestrutura, como rodar uma query rápida em alguns logs da web para solucionar um problema de desempenho no seu local ou integrar informações ao seu BI.

Além da tecnologia empregada, o Amazon Athena se caracteriza pelo excelente custo benefício, já que o serviço é cobrado apenas pela quantidade de dados verificados a cada consulta, o que significa mais economia e aumento de desempenho ao compactar, particionar ou converter dados em um formato colunar, pois cada uma dessas operações reduz a quantidade de dados que o Athena precisa para verificar e executar a ação. A ferramenta escala automaticamente e executa consultas em paralelo, conferindo mais rapidez às análises, mesmo quando realizadas com grandes conjuntos de dados.

A segurança do processo de migração dos dados para a nuvem Amazon, bem como a implantação do Amazon Athena e outras aplicações de acordo com as demandas e objetivos  das empresas, é garantida pelo time Zalts. Para conhecer os detalhes, solicite uma visita entrando em contato com www.zalts.com.br ou enviando um e-mail diretamente para contato@zalts.com.br.

Leave a reply
Back to top